Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa (ou português) é atualmente a 5.ª língua mais falada no mundo com um total 273 milhões de falantes.

Nascimento da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa nasceu há mais de dois mil anos no noroeste da Península Ibérica, nomeadamente onde hoje são as regiões do Norte de Portugal e da Galiza. Deriva da evolução orgânica do latim dos colonos romanos do Séc. III a. C. com influências menores de outros idiomas e com um marcado substrato céltico.

No séc. V depois da queda do Império Romano e com as invasões da Península Ibérica pelos povos germânicos (ou povos bárbaros) dá-se uma evolução para uma forma primitiva de galego-português, também com influências dos povos suevos e visigodos, que se diferenciava das outras línguas românicas ibéricas. Mais tarde, no séc. VIII com a ocupação da Península Ibérica pelos muçulmanos a língua árabe foi adotada como a língua administrativa das regiões que iam sendo por eles conquistadas, o que teve grande influência em algumas palavras da Língua Portuguesa, devido à permanência dos árabes durante cerca de cinco séculos, influência que em muitas das palavras ainda hoje se mantém.


O galego-português no séc. XIII, utilizado no território não conquistado pelos muçulmanos, era já uma língua madura e rica em literatura. Em 1290 o rei D. Dinis I decretou-a a língua oficial do reino de Portugal. Depois, com a reconquista dos territórios do sul da Península Ibérica e com o fim do domínio árabe no final do séc. XV a língua ganhou maior importância ao longo de todo o território continental. Já no séc. XVI surge o português moderno com o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende em 1516 (primeira coletânea de poesia impressa em Portugal) a ser considerado um marco histórico. A normalização da língua foi iniciada em 1536 com a criação das primeiras gramáticas (por Fernão de Oliveira e João de Barros).

No séc. XVI já com todo o território português consolidado e também com o advento dos Descobrimentos, a Língua Portuguesa passou a estar difundida não só por Portugal mas também por todo o mundo.

Expansão e Difusão da Língua Portuguesa

Com a Era dos Descobrimentos (entre os séc. XV e XVI) os portugueses levaram a Língua Portuguesa para muitas regiões da América, África e Ásia. Nesta altura, os portugueses não só difundiram a sua língua pelo mundo como também importaram novas palavras enriquecendo o léxico português.

A formação do Império Português, por razões político-estratégicas e económicas, teve como consequência histórica um intercâmbio cultural e que na atualidade tem como uma das principais evidências a utilização da Língua Portuguesa nos países com os quais os navegadores portugueses contataram.

Língua Portuguesa no Mundo

Atualmente a Língua Portuguesa está presente praticamente em todo o mundo e é a língua oficial de nove países que estão dispersos pelos cinco continentes.

Europa

Na Europa, para além de Portugal, a Língua Portuguesa também tem uma presença significativa noutros países como no Luxemburgo, em Andorra, em Espanha, em França, na Suiça, na Alemanha, no Reino Unido e na Bélgica.

América

Na América, sobretudo na América do Sul, a Língua Portuguesa tem uma expressão cada vez maior devido ao Brasil e com um grande crescimento em especial na Argentina. O português está a ganhar também maior expressão na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Na América do Norte o interesse na Língua Portuguesa também está a aumentar principalmente em países como o Canadá, os Estados Unidos e o México.

África

Em África, atualmente a Língua Portuguesa já tem uma importância bastante significativa, com uma grande comunidade de falantes cujos países pertencem aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, mas também a ganhar maior importância em países como a África do Sul, Namíbia e Zâmbia. A Língua Portuguesa é também apontada como uma das línguas com maior potencial de crescimento no continente africano durante as próximas décadas, sobretudo por acompanhar o crescimento de países como Angola e Moçambique.

Ásia

Na Ásia a Língua Portuguesa é falada, ainda por razões históricas, sobretudo em Macau, em algumas cidades da Índia como Goa e Damão e também na cidade de Malaca, na Malásia. O português está também a ganhar cada vez mais importância em países como o Japão.

Oceania

Na Oceania a Língua Portuguesa é uma das línguas oficiais de Timor-Leste (a outra língua oficial é o tétum em que a maioria das palavras derivam do malaio e do português).

Língua Portuguesa e Lusofonia

Atualmente os países que integram a Lusofonia (ou comunidade lusófona) formam uma organização internacional que se chama Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A CPLP foi fundada em 1996 e tem como objetivo o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros, através da língua e das relações culturais. A CPLP é formada por nove países membros e por dezanove membros observadores (países ou organizações).

Os países membros são: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial. Os membros observadores são: Andorra, Argentina, Chile, Eslováquia, França, Geórgia, Hungria, Japão, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, República Checa, República da Maurícia, Namíbia, Senegal, Sérvia, Turquia, Uruguai e Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Há cerca de quinze países que manifestaram interesse em pertencer à CPLP também como membros observadores, entre os quais: Canadá, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Estados Unidos, Espanha, Essuatíni (antiga Suazilândia), Irlanda, Índia, Indonésia, Grécia, Catar, Peru, Marrocos, Roménia e Rússia.

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional com o objetivo de criar uma ortografia unificada da Língua Portuguesa e foi assinado pelos representantes oficiais de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe e mais tarde por Timor-Leste (em 2004 depois de recuperar a independência).

Dialetos da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa possui uma variedade importante de dialetos, com acentuadas diferenças principalmente entre o português de Portugal, o português do Brasil e o português dos países africanos. Mesmo dentro de cada dialeto existem variantes locais de acordo com o território onde é falado o português.

Em Portugal os principais dialetos são o de Lisboa e do Porto, mas há mais de dez variantes como o Açoriano, Alentejano, Alto-Alentejano, Algarvio, Alto-Minhoto, Baixo-Minhoto, Beirão, Baixo-Beirão, Estremenho, Madeirense ou Transmontano. No Brasil os principais dialetos são o Carioca do Rio de Janeiro e o Paulista de São Paulo, mas há também mais de uma dezena de variantes como o Baiano, Brasiliense, Caipira, Cearense, Florianopolitano, Fluminense, Gaúcho, Mineiro, Nordestino, Nortista, Recifense, Sertanejo, Sulista e da região da Amazónia.

Contudo, as diferenças lexicais entre as várias vertentes da Língua Portuguesa não prejudicam a inteligibilidade entre os diversos interlocutores dos diferentes dialetos. Estas diferenças lexicais são ainda mais acentuadas entre as duas principais vertentes: o português de Portugal e do Brasil.

Exemplo de diferenças entre o português de Portugal e do Brasil:

Português de Portugal Português do Brasil
AutocarroÔnibus
ComboioTrem
GeladoSorvete
FrigoríficoGeladeira
Pequeno-almoçoCafé da manhã
MatraquilhosPebolim
TelemóvelCelular
SumoSuco
ChávenaXícara
EquipaTime

Ver mais diferenças entre o português de Portugal e do Brasil »